David Liebman 27 de fevereiro de 2019 – Posted in: Autores, Autores1

O saxofonista e educador David Liebman é um artista de vanguarda. Fortemente influenciado por John Coltrane, Liebman tornou-se mundialmente conhecido na década de 70 quando atuou como sideman ao lado do trompetista Miles Davis. Dedicou-se ao saxofone tenor e soprano durante toda a sua carreira, tocando diversos estilos e gêneros de música do mundo inteiro, sem, no entanto, perder a sua identidade sonora e improvisacional.
Nascido no Brooklyn em 1946, Liebman estudou piano clássico e saxofone antes de se concentrar em jazz – um movimento que ele atribui ao ver Coltrane tocar ao vivo em Nova York, em várias ocasiões. Ele continuou seus estudos de jazz particulares com artistas como Joe Allard, Lennie Tristano e Charles Lloyd.
No início da carreira, Liebman foi convidado a participar da banda do ex-baterista do Coltrane, Elvin Jones, aparecendo em diversos álbuns do baterista na década de 70. A atuação de Liebman chamou a atenção do trompetista Miles Davis que o convidou para excursionar e gravar com ele em um dos álbuns mais significativos da carreira de Davis: On the Corner (1972).
Quando deixou banda de Davis, Liebman e começou a trabalhar a sua própria música em vários grupos, incluindo The Open Sky Trio com o pianista Bob Moses, Lookout Farm com o pianista Richie Beirach. Este foi um período fértil, exploratório para Liebman, que resultou diversos outros álbuns estelares com diversos músicos importantes na cena jazzística. A sua discografia abrange mais de 300 cds gravados, na grande maioria como bandleader.
No final dos anos 80, Liebman iniciou um importante trabalho como jazz educator, que resultou na fundação do IASJ – International Association of School of Jazz, ainda em grande atividade. Desde então, ele vem atuando em diversas instituições em todo o mundo, escrevendo diversos livros e gravando vários DVDs sobre diversos tópicos relacionados ao jazz e a música contemporânea.
Como reconhecimento do seu trabalho, Liebman recebeu vários prêmios na área do Jazz Education, sendo inclusive sendo condecorado pela NEA – National Endowment for the Arts como um dos Mestres do Jazz, em 2011.
Apesar de manter um forte foco na educação, Liebman continua sendo uma força vital e criativo na cena jazzística mundial, apresentando-se regularmente em festivais de jazz.

Vídeo:

 

Site: http://davidliebman.com/
Facebook: https://www.facebook.com/pages/David-Liebman/29847424589?fref=ts