Gilberto de Syllos 27 de março de 2018 – Posted in: Autores, Autores1

Com mais de 30 anos de carreira profissional como contrabaixista e professor de música, Gilberto de Syllos é mestrando em música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Desde 2002 é professor da Faculdade Berklee Souza Lima, em São Paulo, onde é o responsável pelo programa de contrabaixo elétrico e acústico, além de ministrar aulas de história da música, teoria e percepção.
É autor dos livros: “Bateria e Contrabaixo na Música Popular Brasileira”, “Técnicas para Baixo Elétrico na Música Brasileira” e “Baião + Ritmos Nordestinos”, sendo os dois últimos lançados na Europa e Estados Unidos pela editora Advance Music.
Participou do play along “Música Brasileira de Roberto Menescal”, e  “Música Brasileira em Métricas Impares”,  lançados pela Editora Souza Lima.
Em 2014 lançou o CD Caravane (Hot Jazz Club), grupo Manouche brasileiro de grande representatividade no segmento, onde é um dos membros co-fundadores, desde 2002.
Como professor, participa de clinicas e workshops  em festivais e escolas de música  por todo o Brasil e em diversos paises como Venezuela,  Alemanha e  Estados Unidos.
Participa de concertos como músico convidado pela Orquestra Sinfônica da Unicamp desde 2013, pelo  projeto “Rock Orquestra” tocando baixo acústico e elétrico com artistas da música popular brasileira, como  J. Quest,  Frejat, Blitz, Zeca Baleiro, Skank e Titãs.
Em 2014, foi especialmente convidado pela Orquestra Sinfônica de Campinas a se apresentar ao lado do compositor e cantor Ivan Lins, em comemoração aos 85 anos da Orquestra.
Foi  colunista da revista Bass Player (2012/13), escrevendo artigos para baixo acústico e upright.
Compôs a trilha sonora do premiado filme “Noir” (2007), de Diego Ruiz de Aquino e Helton Ladeira.
Durante a apresentação do espetáculo “da Corda pro Pé”  na Broadway em 2006, foi elogiado pela crítica do Jornal The New York Times.
Seu primeiro CD – Tocando Baixo (1996), foi selecionado para o Prêmio Sharp em 1997, sendo convidado a participar do Programa Jô Soares.
Ao longo dos anos, o contrabaixista além da carreira solo como compositor e líder de banda, tem se apresentado em shows e gravações ao lado de grandes artistas:  Paulo Jobim, Roberto Menescal, Ivan Vilela, Ná Ozetti, Toninho Ferraguti, Duofel, Hermeto Pascoal, Lupa Santiago, Guilherme Ribeiro, Carlos Ezequiel, Pedro de Alcântara, Alexis Bittencourt, Bina Coquet, Richard Smith (Inglaterra), Thomas Walbum (Dinamarca), Jason S. Smith (EUA), Niclas Campagnol (Suiça), entre outros.

 

Vídeo:

Site: http://musicosdobrasil.com.br/gilberto-de-syllos
Facebook: https://www.facebook.com/gilbertodesyllos/timeline

Livros da Editora Souza Lima